domingo, 5 de abril de 2015

RESUMO HISTÓRICO - PALESTINA / AL

RESUMO HISTÓRICO
(Por MARCELO MACIEL – pesquisador)
Palestina surgiu historicamente com a presença do seu primeiro habitante, que foi Félix Rodrigues de Carvalho. A partir do ano 1820, começou, portanto a sua povoação iniciada as margens do riacho Farias com gente moreno-clara procedente de Penedo AL e da antiga fazenda Carrapicho – hoje Santana do São Francisco – SE (Família Carvalho). Do Piauí vieram em 1864, os retirantes, dos quais se originou (a família Vieira). A partir de 1822 a (família Bezerra Lessa) advinda de Porto da Folha – SE, se estabeleceu no município de Pão de Açúcar – Loterio Bezerra Lessa (1787 – 1900), dizia-se descendente de Holandês, primeiro fixou residência no povoado Ilha do Ferro, logo, mudou-se para o jacarezinho ambos os povoados estão situados às margens do rio São Francisco e em 1850, passa a fixar residência nas proximidades da Fazenda “Vai com Deus” então propriedade de João Luiz de Carvalho. Loterio Bezerra Lessa dizia-se dono de uma sesmaria que se localizava uma légua abaixo da confluência do riacho Farias com o rio São Francisco por quatro léguas de fundo. Sobre esta provável sesmaria estão partes dos municípios de Palestina e Pão de açúcar. Palestina durante muito tempo ficou conhecida como Retiro designação dada pelos primeiros habitantes colonizadores.
Até 1957 Palestina pertenceu a Pão de Açúcar, dai então, passa a fazer parte do município de Jacaré dos Homens. Cinco anos depois Palestina alcança a sua autonomia administrativa através da lei nº 2.469 de 27 de agosto 1962.
A denominação “Palestina” fez jus ao zelo religioso da Católica cofundadora da cidade senhora Arabela Paiva (1910 – 1996). O primeiro prefeito civil foi o fundador da cidade José Ferreira de Melo, Zuza Ourive (1913 – 1994), que foi prefeito do município entre (1963 – 1969). Um fato histórico foi à criação da feira local aos domingos; a sua primeira edição teve inicio em, primeiro de janeiro de 1949.
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
LOCALIZAÇÃO – Palestina esta localizada na (3ª Microrregião de Santana do Ipanema) sertão Alagoano. Sendo seus limites: Monteirópolis – 15 Kms - , Pão de Açúcar – 18 kms –e Jacaré dos Homens – 18 kms. Distancia até Maceió 220 kms
ALTITUDE
Situa-se a 150 metros acima do nível do mar.
ÁREA
Com uma área total de 49.9 Km2. Ocupa no Estado em extensão territorial ( o 79º lugar).
POPULAÇÃO
População nos termos do Censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é ordem de 5.112 habitantes.
AGLOMERAÇÕES RURAL – merecem citação os povoados de Vila Santo Antonio, Machado de Baixo, Fazenda Santo Antonio, Santa Filomena e Lagoa da Sela*
(*) Em litígio com Pão de Açúcar
RIACHO FARIAS
(Por Marcelo Maciel – pesquisador)
Possivelmente, o riacho Farias tenha recebido o seu nome de batismo “Farias” em tempos idos, de 1543, quando a Coroa Portuguesa autoriza a criação de gado, atividade marcante no vale do São Francisco, até então restrita ao litoral, daí então dar-se a ocupação do baixo São Francisco sobretudo do lado Alagoano, os Portugueses sempre costumavam quando descobria uma determinada região, explorar dando denominações a morros, serras, rios, riachos e demais acidentes geográficos, tudo para servir como pontos de referencias numa futura exploração.


Um comentário:

  1. Boa Tarde, sou Bisneta de Aristides de Carvalho e Zulmira de Carvalho, gostaria de saber se vc tem informações de nacionalidade do meu Tataravo Manoel Januário de Carvalho.

    ResponderExcluir